[RELAÇÕES VIRTUAIS] _ ESTREIA NA WEB!!


Tudo começou quando me mudei de São Paulo para o Rio e minhas relações virtuais

aumentaram. Numa dessas noites, a frente do computador, escrevi em poucas linhas um conto: “La belle de jour”, que fala justamente sobre as relações virtuais.

Minha curiosidade sobre o tema aumentou em semanas e a personagem do pequeno conto virou uma personagem virtual nas redes sociais que começava a ter seguidores e amigos na web. Percebi que nessas comunidades virtuais as pessoas enviavam suas experiências e histórias sobre relações virtuais que vivenciaram, e surge então a ideia de um curta metragem [RELAÇÕES VIRTUAIS].

Mas, como curioso de novas mídias que sou, precisava testar algo novo, propagamos então pelas redes sociais que iríamos transmitir ao vivo, via celular, durante duas madrugadas, as gravações de um curta e que todos os internautas poderiam comentar e conversar com a personagem durante as gravações.

O resultado disso foi muito bacana, mais de duas mil pessoas entraram on line durante a transmissão.

Carolinie, protagonista do curta,  estava em cena gravando como a personagem “Jeanne” e ao mesmo tempo se comunicando com internautas em real time.

Bom, agora o conto “La Belle de Jour” já tinha se transformado num curta metragem que havia gerado um making of ao vivo!! Três produtos em torno de um tema.

Durante as etapas de finalização desse material tive a oportunidade de visitar o Campus Party, uma verdadeira meca de internautas da América Latina, e surge então uma terceira ideia: gravar alguns depoimentos sobre as relações virtuais diretamente com blogueiros, internautas, usuários de web e registrar no meu celular suas experiências num curta espaço de tempo.

Nasce então um novo conceito: O “nano movie” (micro filme).

( Veja mais sobre o conceito Nano na página da Virose Múltipla ao lado > )

A SET EXPERIMENTAL®  produz o “nano doc.” seguindo o conceito “nano” é um micro documentário, nesse caso sobre as relações virtuais, especificamente produzido, gravado e editado no celular para exibição imediata na web e mobile.

A partir desse momento [RELAÇÕES VIRTUAIS] torna-se um projeto da SET EXPERIMENTAL®: o conto, curta, making of e nano doc.

Giuliano.


[RELAÇÕES VIRTUAIS] com Carolinie e Julianne Trevisol retrata a maneira como o jovem vem se relacionando nas redes sociais, criando perfis falsos e se envolvendo de maneira intensa.

O curta tem novidades, além de ser boa parte gravado por celular e webcam, durante as gravações o making of foi transmitido ao vivo via Qik por celular fazendo com que mais de 2.000 pessoas acompanhasse as gravações durante duas madrugadas.


Simultâneamente um segundo curta foi gravado em paralelo, focando apenas na pessoa que se corresponde com Jeanne ( Carolinie ), a protagonista de [RELAÇÕES VIRTUAIS] _ volume I”.


Para pesquisar as relações na internet foi criado um perfil da personagem que se relacionou virtualmente durante meses com “amigos virtuais”. O mesmo perfil, hoje com diversos seguidores servirá de divulgação para o lançamento do curta metragem.


O roteiro é baseado em textos do blog www.colheitadepalavras.wordpress.com do diretor Giuliano Chiaradia, que quebra seu jejum de 07 anos sem produzir e dirigir um curta metragem, desde a produção “Beeep” em 2003, apontado pelo Miami Herald e a Folha de São Paulo como o primeiro curta mobile ( todo feito pelo celular ) da América Latina.

Usando novas técnicas de direção, a atriz Carolinie ficou extremamente livre durante a gravação para compor sua personagem e se posicionar no set.Ganhamos mais veracidade quando quem dirige a cena é a personagem e a câmera apenas retrata a história” _ Giuliano.

[RELAÇÕES VIRTUAIS] foi escrito, dirigido, editado e produzido por Giuliano que também assina a simplicidade da fotografia, feita apenas com abajur e velas.

SET EXPERIMENTAL®

SINOPSE: [RELAÇÕES VIRTUAIS]

Ficção: 15 minutos.

Jeanne é uma garota de 20 e poucos anos que completamente desiludida inicia a mais intensa relação virtual com um pacto: sem nomes verdadeiros, sem idade revelada, sem sexo e principalmente sem passado.

Dependência virtual e afetiva, isolamento social, perda de conexão com as horas e o mundo externo. Até onde vai o limite frente a uma máquina?

[ ENGLISH VERSION ]

SINOPSE: [VIRTUAL RELATIONSHIP]

Fiction: 15 minutes.

Jeanne is a twenty something year old girl. She started using these relationship networks with a deal: no real names, age, sex and above all, no past.

Virtual and affective dependence, social isolation, no more connection to time or to the external world.

What is the limit in a machine?

[ VERSION ESPAÑOL.]

Sinopse: [RELACIONES VIRTUALES]

Ficción: 15 minutos.

Jeanne és una chica de 20 años. Ella comenzó a usar las redes de relación con un acuerdo: sin nombres reales, sin edad, sin sexo y, sobre todo, sin pasado.

Virtual y la dependencia afectiva, el aislamiento social, no hay conexión más tiempo o con el mundo exterior.

¿Cuál es el límite en una máquina?

FICHA TÉCNICA:

ELENCO: CAROLINIE E JULIANNE TREVISOL

DIREÇÃO: GIULIANO CHIARADIA

TEXTO: GIULIANO CHIARADIA

COLABORAÇÃO: MIGUEL HERNANDEZ E CAROLINIE

EDIÇÃO E FOTOGRAFIA: GIULIANO CHIARADIA

TRILHA INCIDENTAL: ROGÉRIO VAZ

ARTE GRÁFICA: GIULIANO CHIARADIA E DIEGO MATHEUS

Lançamento previsto para Fevereiro de 2010.




DURANTE A CAMPUS PARTY 2010, MECA LATINO AMERICANA DAS RELAÇÕES VIRTUAIS,

A SET EXPERIMENTAL® LANÇA UMA NOVIDADE : “NANO DOC.”

UM MICRO DOCUMENTÁRIO SOBRE AS [RELAÇÕES VIRTUAIS].

TODO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO:




Advertisements

10 comments

  1. Fabiano P.

    Gostei muito da ideia e de como foi executada. É uma pena eu ter perdido a transmissão “ao vivo” das gravações. Os dois curtas vão estrear simultaneamente?
    Bom, aguardo a estreia.

  2. Pingback: curta-metragens « π = 3,14
  3. PATRICIA A.ROCHA

    Ola que Sucesso….
    Desejo mas e mas sucesso a vcs Parabens. Bato palmas de pé a vcs amei mesmo, a Carol magnifica e Julianne bela interpretação das duas . Carol parabens vc e uma atriz que tem tudo se melhorar estraga. Muito bom este curta Relaçoes Virtuais parabens ao autor e diretor ,eu me endentifico com este curta ,mas claro que no lugar de 2 mulheres se relacionado (virtual) pela net ,são eu e um homem , este e minha historia , minha vida (virtual)daria uma filme como diz o curta Relações Virtuais. Bom mas e mas sucesso a vcs espero ver a continuação do Curta com as Carol e Julianne.
    Bjs grande a vcs sucsso .
    Fiquem com Deus..

  4. Larissa

    Adorei a idéia, a iniciativa e a criatividade…. me parece um projeto de pessoas que pensam coisas interessantes. Como faço para entrar em contato? sou atriz, bloggeira, escrevo poesias e to bem interessada em projetos experimentais assim!

    “na web a gente pode encontrar pessoas que tenham mais a ver com a gente..”

    rsrsrsrs

    curti o dc tb!

    aguardo contato

    🙂

  5. poxabacanahein

    POxa…muito bom,Já gostava muito da Carolinie, agora então, sou fã, muito bom o trabalho, achei por acidente, pois estou montando minha tese do tcc, em cima do realismo virtual, vou citar com certeza este curta. parabéns..=)

  6. Pingback: Os números de 2010 SET EXPERIMENTAL® « My Set

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s