TEDxSãoPaulo #Artmobile

Em agosto desse ano, vivenciei uma das experiências mais emocionantes da minha vida.

Imagine o que é compartilhar a sua ideia, o projeto dos seus sonhos, no palco do TEDxSãoPaulo com aproximadamente 10 mil pessoas no estádio do Allianz Parque, e provavelmente com o mundo. O TED usa as plataformas digitais e seus eventos para alcançar o maior número de pessoas com a tagline: ideias que merecem ser compartilhadas.

Essa semana a edição final da apresentação foi publicada no canal oficial do TEDx:

Para quem não conhece, o TED é uma organização mundial sem fins lucrativos que, por meio de eventos, seleciona ideias que merecem ser espalhadas. Para isso, são promovidas pequenas palestras, de 18 minutos ou menos, com mensagens poderosas e tocantes.

O TEDx é um evento local, também com a licença TED, mas organizado de uma forma independente. Muitos deles são temáticos e o último foi sobre educação.

E o TEDxSãoPaulo desse ano foi #omaiorTEDxdomundo.

12 de agosto.

Fui convidado pra contar a história do projeto #Artmobile, uma inovação social que vem inspirando jovens ao redor do mundo a fazer arte com o telefone celular. A experiência já foi realizada em 5 idiomas e 7 países: Tanzânia, Etiópia, Israel, Palestina, Marrocos, Uruguai, Brasil e desde de 2011 vem transformando a vida de muitos jovens através de uma ferramenta prática, democrática e imediata.

Acho que no palco foram os 12 minutos mais longos da minha vida, falando pra tanta gente. Na cabeça passava em câmera lenta a imagem de cada jovem, todas as comunidades visitadas e cada trabalho realizado nesses 6 anos de projeto.

Comecei contando a história da primeira turma de Dar Es Salaam na Tanzânia em 2011, onde um dos participantes, um guerreiro da Tribu Massai, depois de gravarmos uma sinfonia de celulares me pergunta em Swahili, idioma local: “_ Kaka, weka kwenye Facebook?”

“_Irmão, vamos postar no Facebook?”

Naquele momento todos percebemos que tínhamos uma ferramenta de expressão nas mãos e a democracia das redes sociais como meio. Com esse empoderamento móvelnas mãos, todos nos tornamos produtores de conteúdo.

A experiência mostrou que o telefone celular nas escolas, que hoje é proibido por lei, pode ser uma aliado, uma ferramenta autêntica de inclusão digital e auto-expressão entre os jovens.

Por isso, a mensagem do projeto desde o início foi muito clara: é possível fazer arte com o celular que está no seu bolso! No duplo sentido mesmo. Se o seu celular tem câmera, você pode produzir vídeos, fotos, pintura digital, com ferramentas de áudio pode criar ringtones, jingles, música. Por mensagem de texto pode escrever roteiros, fotonovela, poesia e até fazer esculturas com as peças recicláveis. Hoje pelo celular os jovens criam jogos, aplicativos e experimentam a realidade virtual.

Lembrei do artista de rua de Addis Ababa, capital da Etiópia, que fez uma Ária com os tons do seu celular. De uma jovem na Tanzânia que percebeu que suas ideias eram o passaporte além das fronteiras, e de Ernesto e Belle, um senhor de 60 anos e uma jovem de 16 anos que juntos na turma do Uruguai fizeram um stop motion incrível.

O momento mais emocionante foi ver essas e outras histórias de jovens que não sabiam o que fazer com o telefone celular e que inspirados pela experiência #Artmobile movem hoje uma comunidade de 8mil jovens, de certa maneira representados naquela noite na tela do TEDx.

No final, tive a oportunidade de repetir para 10 mil pessoas a mesma pergunta que fiz para a primeira turma na Tanzânia em 2011: “Quem aqui tem telefone celular? Eu posso ver? Vocês podem ligar a lanterna dos seus celulares? ” E de repente, 10 mil celulares iluminaram um estádio, mostrando o que podemos fazer juntos.

Uma das experiências mais emocionantes da história do #Artmobile.

Parabéns aos organizadores, voluntários, palestrantes, apresentadores, todo mundo!

E obrigado por essa oportunidade inesquecível!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s